Pessoas com hipertensão arterial pulmonar poderão ter acesso a mais tratamentos pelo SUS!
A HAP (Hipertensão Arterial Pulmonar) é uma doença incapacitante que impacta a qualidade de vida de milhares de brasileiros, segundo o DataSUS.
A HAP é perigosa, mas o tratamento adequado faz com que a doença não evolua e que o paciente mantenha a sua qualidade de vida. Para garantir um maior acesso aos tratamentos desses pacientes, o governo está avaliando atualizar o protocolo de tratamento (PCDT) de HAP e quer ouvir a opinião dos pacientes e da sociedade sobre a necessidade dessa atualização. O PCDT é o que norteia os médicos sobre o que prescrever e como tratar seus pacientes.
Quanto mais completo e atualizado, mais chance das pessoas que se tratam pelo SUS terem acesso a um tratamento adequado.
A sugestão inicial da Conitec sobre o que deve constar nesse documento ficou muito boa e contempla as principais medicações e procedimentos necessários para o tratamento de HAP.
Mas a participação da população mostrando que concorda com a atualização do PCDT é essencial para que isso realmente aconteça.
Se você acha que o PCDT de HAP deve ser atualizado, dê a sua opinião na Consulta Pública nº 95.
Para opinar é necessário fazer o login no gov.br
Ficou em dúvida de como se manifestar? Veja o passo a passo abaixo e saiba como participar da consulta pública:
Comments