Para contribuir com a sua opinião na consulta pública, acesse: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=59721
Para contribuir com a sua opinião na consulta pública, acesse: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=59721
A CONSULTA PÚBLICA Nº 52:
De 29/09 a 29/10 fica aberta a consulta pública nº 52, sobre a proposta de incorporação dos broncodilatadores antagonistas muscarínicos de longa ação (LAMA) + agonistas beta2-adrenérgicos de longa ação (LABA) para o tratamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.
A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma doença que ataca os pulmões e causa dificuldade para respirar. Existem mais de 7 milhões de pessoas no Brasil com DPOC. A doença é considerada a quarta principal causa de morte no mundo, prevendo-se que alcance a terceira posição em 2020.
O último protocolo de tratamento para DPOC foi publicado em 2013, e por isso o governo entendeu ser importante atualizar os tratamentos oferecidos pelo SUS para a população. Para isso, a Conitec avaliou incorporar os broncodilatadores LAMA (glicopirrônio, tiotrópio, umeclidínio) combinados com os broncodilatadores LABA (formoterol, indacaterol, olodaterol, salmeterol, vilanterol), que comparados com os tratamentos disponíveis hoje no SUS, melhoram o fluxo de ar nos pulmões, aliviando os sintomas da doença.
PORQUE SE MANIFESTAR?
Após longa análise, a Conitec entendeu que o umeclidínio deve ser incorporado e fornecido pelo SUS para os pacientes de DPOC. Agora, chegou a vez dos pacientes se manifestarem na consulta pública e dizerem que concordam com a recomendação da Conitec, para que esse LAMA possa de fato ser fornecido de maneira gratuita para os pacientes.
Além disso, já que o governo está se propondo a rever os tratamentos para DPOC, é importante destacar que ainda existe a necessidade de inclusão de outras classes de medicamentos, como a terapia tripla e outras formas de apresentação para os pacientes graves e muito graves, que são fundamentais e podem beneficiar ainda mais pacientes com DPOC .
Por isso, na hora de se manifestar sobre a inclusão do umeclidínio, você também pode solicitar a incorporação de outras classes de medicamentos.
Para contribuir com a sua opinião, acesse: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=59721
Ficou com dúvida sobre como se manifestar? Assista ao tutorial abaixo:
Comentarios